Conceitos Fundamentais da Metafísica - 3a Forma do Tédio - O Tempo como ápice possibilitador do Dasein

Viu-se que o tempo, em sua unidade desarticulada, é aquilo que bane o Dasein ou ser-aí da proximidade do ente na totalidade, por ocasião do tédio profundo. É ele quem impele o Dasein para a sua nudez enregelante, na qual, despido de tudo aquilo que ele veste ao imergir no mundo.

Porém, se é assim, o tempo não assumirá um caráter meramente negativo em face do ser-aí. Ao contrário, ao desnudar o ser-aí recusando-lhe o ente na totalidade, eis que o tempo encaminha o Dasein para junto de seu si-próprio, de sua realidade mais autêntica.

É por isto que Heidegger mostrará o tempo como ápice possibilitador. O que ele possibilita e libera, dando a conhecer, é precisamente “a liberdade do ser-aí, mas que só é em meio ao libertar-se do ser-aí por si mesmo, por ser sempre e a cada vez o determinado em meio ao ente, por ser o que lhe foi dado”.

Em outras palavras, esta nudez é liberdade originária e originante, caso o ser-aí a assuma como tal, e não corra a se cobrir de ocupações e modos derivados de ser, sem uma assunção primeira e radical de suas possibilidades.


Nenhum comentário: