Conceitos Fundamentais da Metafísica - 3a forma do tédio: a retenção temporal máxima como implosão da situação

Na segunda seção do parágrafo 31, Heidegger se concentra na elucidação da específica forma de retenção temporal inerente ao tédio profundo. O título da seção já diz algo essencial sobre ela: trata-se de um ‘impelir imperativo para junto da possibilitação originária do ser-aí (Dasein).
O entediante no tédio profundo, este “é entediante para alguém”, por mais alto que seja, por mais profundamente que nos afine, não é desespero. Não pode sê-lo, evidentemente, em face do fato de que a entrega do Dasein ao ente na totalidade, constitutiva do tédio mais profundo, decorre de uma serenidade vazia.
Esta serenidade vazia, contudo, não reina sozinha – isto a faria desesperardora, talvez. Ela ocorre, uma vez mais, aliada ao momento da retenção.
Mas, como a temporalidade retesada aí se mostra? Na primeira forma do tédio, tem-se o tempo hesitante – não apenas lento, mas arritmicamente lento, indeciso, viscoso, incontrolável.
Na segunda, o tempo está mais do que hesitante: estagnado. Ele simplesmente não passa, se alonga como um grande agora, uma situação durante, uma quase-permanência, como se, de repente, ele se substancializasse.
Nesta última forma do tédio, entretanto, entra em colapso justamente aquilo que perfazia o essencial na temporalidade da segunda forma: a situação. Há, nas palavas de Heidegger, uma implosão da situação, que empobrece o eu (já que o Dasein ou ser-aí é sempre situado, lançado num mundo concreto previamente posto aí, como pletora de possibilidades pré-determinadas).
Como consequência disto, o si-próprio, o âmago do eu, anuncia o ser-aí em toda a sua nudez. Como interpretamos esta nudez?
Uma indicação se encontra no que Heidegger diz exatamente a seguir: nesta nudez, é o próprio ser-aí que é tocado pela recusa do ente na totalidade. O ente na totalidade não é um conjunto abstrato de realidades, nem o universo tomado como unidade globalizante em si mesma: é uma totalidade situada, é a ‘face’ da realidade que se abre ao ser-aí desde a sua perspectiva única, desde onde e quando ele está situado.
Ora, com a implosão da situação, solapa-se justamente esta janela para o ente na totalidade que é a minha circunvisão, a minha visão do mundo circundante, do aspecto na localidade do ente na totalidade. Logo, o ente na totalidade se recusa a mim, vez que lhe falta aquilo a partir do que ele me vem ao encontro.
Esta recusa porém, não é uma mera ausência passiva, uma nulidade, um vazio formal. Ao contrário, ela se dá enquanto fenômeno, algo que toca o Dasein ou ser-aí. Ora, se o ente na totalidade nos toca quando estamos lançados no mundo, situados, este implodir da situação, este ir-embora do ente na totalidade, nos toca no modo da recusa.
Alegoricamente, podemos comparar à sensação do vácuo causada pelo súbito afastamento do automóvel que estava à nossa frente.
Por trás da imediata negatividade deste fenômeno, da gravidade da recusa do ente na totalidade, o tédio profundo esconde uma mensagem que pode e deve ser ouvida. É o que será visto no próximo texto.


Nenhum comentário: