Conceitos Fundamentais da Metafísica - 3a forma do tédio: o caráter temporal do tédio profundo

Viu-se, no estudo anterior, como o colapso do tempo situado, da situação, articula a união da serenidade vazia com a retenção temporal no tédio profundo. Viu-se que o efeito mais radical deste processo é o desnudamento do ser-aí, em face da retração do ente, do mundo, do tempo.
Esta retração, contudo, não é desaparecimento: o ser-ai permanece temporalmente constituído, mesmo na singularidade mais desconcertante do tédio profundo. Trata-se, então, de compreender esta específica temporalidade.
Para fazê-lo, Heidegger se proporá verificar o aspecto temporal dos dois momentos constituintes do tédio profundo: sua específica serenidade vazia, e sua peculiar retenção temporal.
Com relação ao primeiro, Heidegger dirá que a recusa, traço distintivo da serenidade vazia no tédio profundo, apresentará sua outra face aqui: ela se mostrará como um banimento do ser-aí. Aquele que é recusado por alguém (neste caso, o ente na totalidade), pode ser pensado como alguém que não teve acesso a. Só que o Dasein desde sempre já é no mundo, em meio ao ente na totalidade. A recusa aí não se exibe, pois, como uma não-aceitação, como uma proibição de ingresso, mas como uma recusa de permanecer lá, uma ordem de despejo, um banimento.
Se é assim, o banimento é de quê, ou daonde? Resposta: na recusa, o ente na totaldiade bane o Dasein do ‘horizonte uno e triplo do tempo’ Isto será elucidado no próximo texto.
O segundo momento do tédio profundo, como se viu, é uma retenção temporal que se exibe como um impelir imperativo, que empurra o Dasein para junto do chamamento possibilitador de seu ser-aí mais próprio. Temporalmente considerado, este impelir assume, para Heidegger, a forma de um impelir para o instante, através do tempo que se colapsa. Assunto para o segundo texto subsequente a este.
Por ora, guarde-se isto: o tédio profundo, ao desnudar o ser-aí, abre-lhe a possibilidade de uma compreensão e apropriação originárias do tempo, coisa que os modos anteriores do tédio não o poderiam fazer, pois que se articulam na busca ou na evasão do passatempo.  


Nenhum comentário: