Crítica da Razão Pura - Resumo - Introdução – Conhecimento puro x empírico. Juízo a priori e a posteriori.


Todo conhecimento principia pela experiência. As coisas afetam sentidos, originam representações sensíveis, e acionam as faculdades inteligíveis para as ligar, separar, comparar.

Só com a ação inteligível do entendimento a matéria bruta das impressões se converte em experiência.

Mas nem todo conhecimento deriva da experiência. Há aquele que a prórpia faculdade de conhecer produz por si mesma.

Porém, o conhecimento puro está ligado ao empírico, e só um exercício reflexivo permite aprender a distinguir.

Questão: se há conhecimento puro, existirá um conhecimento totalmente puro, isto é, absolutamente independente da experiência?

O conhecimento puro chama-se a priori. O Empírico, a posteriori.

Existem regras gerais, adquiridas da experiência, mas que se tornam a priori em relação aos fatos futuros. Sei que minar alicerces derruba uma casa. Mas não é absolutamente a priori, pois dependeu de uma primeira experiência.


Assim, juízo a priori é somente aquele absolutamente independente da experiência. O juízo que depende dela em algum grau é a posteriori

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