Todo
conhecimento principia pela experiência. As coisas afetam sentidos,
originam representações sensíveis, e acionam as faculdades
inteligíveis para as ligar, separar, comparar.
Só com a
ação inteligível do entendimento a matéria bruta das impressões
se converte em experiência.
Mas nem todo
conhecimento deriva da experiência. Há aquele que a prórpia
faculdade de conhecer produz por si mesma.
Porém, o
conhecimento puro está ligado ao empírico, e só um exercício
reflexivo permite aprender a distinguir.
Questão: se
há conhecimento puro, existirá um conhecimento totalmente puro,
isto é, absolutamente independente da experiência?
O
conhecimento puro chama-se a priori.
O Empírico, a posteriori.
Existem
regras gerais, adquiridas da experiência, mas que se tornam a
priori em relação aos fatos
futuros. Sei que minar alicerces derruba uma casa. Mas não é
absolutamente a priori, pois dependeu de uma primeira experiência.
Assim,
juízo a priori é
somente aquele absolutamente independente da experiência. O juízo
que depende dela em algum grau é a posteriori.
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