A Idéia de Justiça em Hegel, Cap 1 - A Idéia e a Razão Prática em Kant.

5. Na Razão Prática, ao contrário da Razão Teórica, há a vontade pura que age segundo fins a si mesma impostos, portanto na esfera da liberdade, a idéia não é uma regra e ordenação do conhecimento, mas o princípio de agir e encontra sua plena realização. 

5.1. É na ordem prática que a idéia, o inteligível, é o real. Ela não dá a verdade (que busca da Razão Teórica), mas é fonte da validade do agir.

5.2. A Razão Prática parte do a priori e universal. E deste vai para ação, enquanto o Entendimento parte da intuição sensível para as categorias a priori

5.3. Essa vontade pura tem o poder de determinar-se de modo universal pensando.  Esta ida e volta da razão em Kant, embora de modo separado, dual, cindido, sugere a da idéia em Hegel.

5.3.1. Mas não coincide com o que Hegel entende por Idéia. “a autodeterminação a vontade como universal, na razão prática, mantém ainda a filosofia de Kant como filosofia do entendimento, e não da razão”.

5.3.2 Mantendo o universal como abstrato, sem suas próprias determinações, separa-o do particular e, com isso, particulariza-o, permanecendo como filosofia do finito.

5.3.3. Mesmo a consideração do fim no organismo vivo e na obra de arte cujo resultado é o ideal do bem supremo, o fim último a realizar no mundo, através de um poder que põe realiza este fim último, Deus, permanece subjetivo, um ideal.

5.4. O mesmo quanto ao Bem. Embora o bem seja um fim universal, o desconhecimento  do númeno torna o fim subjetivo, ao contrário do bem na filosofia grega, pertencente ao próprio universo.

5.4.1. O fim agora é externo, atingível por um meio; não é interno como determinação imanente e atividade interna, tal como na vida, pois a limitação do fenômeno não permite conhecer a realidade.


5.4.2. O bem supremo postulado pela razão prática é um bem do sujeito, um dever-ser, possível, que não tem realidade, e a harmonia prestabelecida ente a lei moral e o mundo não passa de crença, representação subjetiva, sem a objetividade da verdade da Idéia. 

Nenhum comentário: