Diferença e Repetição - 1 - A Diferença em si mesma - A Lógica da Diferença em Aristóteles. A Analogia do Ser.


A diferença específica não representa um conceito universal para todas as sinuosidades da diferença, ou seja, uma idéia. Ela é um máximo relativo, para o olhar grego, ainda acomodado ao justo meio. E em vez do conceito da dif, inscreve-se a dif no conceito.
Daí subordina-la a oposição, analogia, semelhança, aspectos da mediação.


Na biologia, a esp é pequena ante a de gênero, e mostra-se mais ‘na’ matéria que material.
Ou seja, ela é muito no gênero como conceito indeterminado, mas pouco no gênero como conceito último determinável(categoria), pois estas já não tem conceito algum, ou gênero algum. Ser não é categoria.  [vida, justiça, idem. Quiçá, nomes do ser] [nome como modo de designar e chamar, de vocacionar para que se auto-apresente]           


Em aristóteles, inda subsiste a dif genérica como dif, sem recair na alteridade ou diversidade. O conceito de ser não é coletivo, mas distributivo e hierárquico: não tem teor em si, contudo, proporciona às categorais que mantém com ele relação não igual, mas interna.  
Analogia de proporcionalidade: sentido comum indistinto e confuso, implicado, distinto do gênero explícito e claro. Depois deslizado do ser p/ substancia. Mas não se equipara à igualdade da relação matemática. Analogia de proporção: mais com a subs, após as demais.
3.Natureza do juízo: atribuição de conceito.
Juízo: instancia que proporciona o conceito aos termos e sujeito.
Funções essenciais: distribuição, com a partilha do conceito – senso comum –, e medida dos sujeitos – bom senso ou sentido primeiro. Ambas erigem a justa medida.

A analogia é a essência do juízo, mas a analogia do juízo é análoga à da identidade do conceito. 


Seja na distribuição sistemática no juízo de analogia, seja na continuidade metódica na percepção das semelhanças, a dif é mero conceito reflexivo.
Só encontra um conceito real nas catástrofes. Mas reflexivo e catástrofe não existem sem o outro e  a rep orgânica quiçá esconda a rebeldia.


Nenhum comentário: