Diferença e Repetição - 1 - A Diferença em si mesma - A diferença conceptual: o grande e o pequeno


A diferença em geral se distingue da diversidade e da alteridade, pois nela dois são outros, não por si mesmos, mas quando convém em algo: espécie, número, gênero convém em gênero, espécie ou ‘ser segundo a analogia’.

2. A maior diferença é sempre oposição.

Os relativos se dizem um do outro; a contradição, do sujeito, tornando sua subsistência impossível, e qualifica a mudança pela qual ele começa ou deixa de ser. Privação é impotência determinada de sujeito dado.

 Só a contrariedade representa a potência que faz o sujeito, ao receber opostos, ficar o mesmo (pela matéria ou gênero).

A contrariedade na matéria é acidental ou extrínseca. Só na forma é que ela é essencial afeta o gênero em diferenças específicas, contrariedade máxima.

A diferença genérica é grande demais, quase alteridade sem contrariedade; e a individual é quase identidade no conceito.


1. Diferença específica.

A dif esp parece conceito harmonioso ou represenatção organica pura, porque formal, intrínseca, qualitativa (e mesmo uma qualidade essencial), sintética (composição atual), mediatizada (ela própria é mediação, meio termo), produtora (cria no genero potencial as esp), causa (causa formal). Predicado especial (se atribui à espécie, e lhe atribui o gênero, e constitui a espécie a que é atribuída). 

Nenhum comentário: