Chakras - Noções fundamentais



            Chakra é uma palavra derivada do idioma sânscrito, e significa roda ou círculo. Ele constitui um vórtice energético, uma espécie de canal, através do qual a energia sutil do ambiente – chamada de prana pelos hindus, de chi pelos chineses e de ki pelos japoneses – é absorvida pelo campo energético do homem, como também é por ele dispersada ou eliminada quando excessiva ou nociva.


            O número de chakras é questão que tem dividido os estudiosos do assunto, em todas as eras. Primeiro pelo fato de que, a rigor, não somente os grandes vórtices de energia podem ser considerados como chakaras; existem centros de força menores que servem de apoio aos grandes chakras, mas que também possuem funções próprias. E ainda por cima, há uma infinidade de micro-centros de energia, de amplitude diminuta, quase que celular, a efetuarem trocas energéticas auxiliares; dizem que na palma da mão, por exemplo, existem milhares de micro-chakras, que atuam em sincronia com o grande chakra que atua no centro da palma. Logo, mais importante do que resolver esta questão teórica, que pode esperar o avanço dos recursos de investigação e análise, é determinar quais são os chakras mais importantes para a prática terapêutica que se quer desempenhar, no nosso caso a cromoterapia.



            Como o nosso objetivo é solucionar processos de desarmonia energética a nível fisiológico-orgânico, os quais repercutem em grandes unidades como os órgãos e os sistemas, é preciso fazer uma seleção dos chakras principais. A este respeito, a tradição assinala sete chakras, dispostos numa linha vertical desde o alto da cabeça até a base da coluna vertebral. O grande elemento em comum entre eles é o fato de estarem relacionados com o sistema endócrino do corpo humano, cada um em articulação com uma glândula produtora de hormônios ou com órgãos ou vísceras que sofram o impacto de processos hormonais. Há também chakras sobre certos plexos nervosos, os quais, pela importância no equilíbrio nervoso e fisiológico do corpo huamano, também servem de interface com os planos energéticos mais sutis.

Nenhum comentário: