O mecanismo da radiestesia - Parte III - O eletrofluxograma


            Na busca por um código adequado para auscultação radiestésica para fins cromoterápicos, o Dr. Norberto Pinto elaborou uma técnica denominada de Eletrofluxograma. Ela consiste na utilização do pêndulo, mas observando as características essenciais deste, bem como certas tendências da natureza.
            Assim, para auscultar a situação energética do chakra, o pêndulo radistésico é colocado em frente ao vórtice em questão. Espera-se cerca de dois minutos e verifica-se a natureza e a direção do movimento, além de outros aspectos como sua regularidade, sua intensidade, etc. Faz-se pelo menos mais uma verificação, para confirmar ou infirmar o resultado anterior, até que a situação seja identificada de modo inequívoco.
            Para isto, fica convencionado o seguinte; a rotação do pêndulo sem sentido horário denota harmonia energética naquele chakra, pois este é o sentido natural da rotação destes centros de força, em consonância com a rotação da Terra e demais movimentos da Natureza. Se ele girar em sentido anti-horário, está caracterizada a desarmonia. Se ele se revelar parado ou trêmulo, há bloqueio energético completo na região.
            Há algumas observações a serem feitas. A primeira delas é a de que, na presença de metais em contato próximo com a região do chakra examinado, a tendência é a de se verificar resultado contrário ao verdadeiro; assim, um chacra desarmonizado se mostrará falsamente harmônico, e vice-versa. Isto se explica pelo fato de os metais serem grandes condutores eletromagnéticos, de modo que sua presença produz alteração no sentido dos campos magnéticos com os quais esteja em relação.

            A segunda observação é a de que a radiestesia, por meio do eletrofluxograma, pode indicar até mesmo a terapêutica a ser aplicada, como por exemplo, o floral ou a tonalidade cromática a ser aplicada na região. 

Nenhum comentário: