Northorp Frye - Anatomia da Crítica - Os Modos da Ficção trágica

1. Aristóteles divida a ficção conforme melhor, igual ou pior que nós. Mas, nele, o aspecto moral coincide com a importância, com o herói.

2. Classificação da ficção segundo Frye.

A. Critério fundamental: comparação do herói conosco, com o homem comum
2.1. Mítica: herói superior em condição à realidade. Ser divino.
2.2. Romanesca: herói superior em grau ao homem comum, estória romanesca, maravilhoso mas humano.
A. Leve suspensão das leis naturais: prodígios, animais fantásticos, talismã: lendas, contos, etc.

2.3. Imitativo elevado: herói superior em grau ao homem comum, mas não ao meio.
A. O Herói é o líder. Autoridade, poder, paixão e expressão.
A.1. Mas sujeito à ordem natural e à crítica social.
A.2. É o herói de Aristóteles.

2.4.  Imitativo baixo: herói igual a nós.
A. Segue os cânones da experiência.
B. É o caso da comédia e da ficção realística em geral.
C. Elevado e baixo não são termos comparativos, apenas diagramáticos.
D. No imitativo baixo, fica difícil até mesmo falar-se em herói.

2.5. Irônico: abaixo de nós, mesmo quando nos julgamos possíveis de fazer aquilo.

A. Inferior, amiúde, até em inteligência ou poder. 

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