O chakra Ajna ou Frontal

O Ajna

            O Ajna é o chacra situado no entrecelho, ou seja, entre as duas sombrancelhas. O fato de ele ser conhecido pelo seu nome oriental mostra a sua importância, bem como sinaliza para a ênfase que tem sido dada a ele no quesito da busca espiritual.
            No tocante ao número de pétalas, ele possui 96, ou seja, dez vezes menos que o coronário. Semelhantemente a este, possui duas subdivisões, com a ressalva de que ambas possuem 48 pétalas cada uma.
            Sua cor fundamental é o azul índigo, intermediário entre o violeta puro e o azul claro brilhante. Não obstante, a sua tonalidade varia em conformidade com o estado momentâneo do indivíduo, e principalmente, de acordo com seu grau de amadurecimeno espiritual.
            Ele está relacionamento com o funcionamento neurológico em sentido estrito, atuando na integração dos dois hemisférios cerebrais, e ainda, com a glândula hipofisiária, responsável pelo controle de todo o sistema endocrínico do organismo. Assim, afecções verificadas em outras glândulas podem, muitas vezes, terem sua origem em uma repercussão secundária de uma desarmonia neste chacra e nesta glândula.
            No campo psíquico, este chacra rege o pensamento, o aspecto intelectual propriamente dito, a capacidade cognitiva do indivíduo, razão pela qual ele tende a se desenvolver com a evolução intelectual da pessoa. Ele é o centro da mente abstrata, e também, da vontade ou função diretora da psique.
            Ao nível meta-psíquico, por sua vez, o Ajna é o responsável pelo desenvolvimento do fenômeno da clarividência. Esta é a razão pela qual ele é denominado de terceiro olho, e isto explica o motivo por que os místicos costumam colocar cristais colados sobre esta região, e ainda, de rasparem as sombrancelhas no local em que elas se encontram.
            A disfunção no Ajna é responsável, como fora dito, por uma série de distúrbios endócrinos, sobretudo na mulher. Também está relacionado com problemas de visão, e incluvise, com algumas espécies de câncer.


Nenhum comentário: