Faculdades psíquicas, inter-psíquicas, meta-psíquicas e inter-anímicas. Parte II (Faculdades Psíquicas)



            As faculdades mais básicas da psique humana não são propriamente psíquicas; são fisológicas. Os cinco sentidos – audição, visão, paladar, olfato e tato – são modos de aferência da realidade exterior, os quais, embora articulados sob a égide de estruturas nervosas aferentes, dependem em grande parte, de uma interface fisiológica ante a qual a psique é mais reativa do que ativa.
            Porém, mesmo esta passividade da psique quanto aos sentidos é relativa. Já se sabe que a capacidade musical decorre da percepção organizada de sons simultãneos e sucessivos; e é o cérebro quem os organiza. As impressões visuais, por sua vez, chegam-nos invertidas em relação aos objetos lá fora, situação que é orrigida pelo sistema nervoso. E assim por diante.


            A capacidade sensorial dos animais, e dentre eles o do animal humano, vai muito além dos limites estreitos dos cinco sentidos. Cientistas como Rupert Sheldrake defendem que os animais sentem quando os seus donos estão para retornar ao lar através de sinais que percorrem o tempo-espaço em velocidades superiores à da luz. Sabe-se que os tubarões possuem sensores eletromagnéticos para vibrações de medo, e com estas localizam suas presas na imensidão líquida do fundo escuro do oceano. A diversidade de recursos sensíveis especiais é imensurável em todo o reino animal, e mesmo fora dele, como na reatividade das plantas a emanações psíquicas.
            No caso do homem, obviamente, outros recursos se desenvolvem com maior nitidez. É claro que a consciência vígil e o pensamento contínuo fazem cair o grau de atenção do ser humano sobre o seu corpo. Mas, com algum treinamento, o sujeito se mostra capaz de obter percepções sofisticadas do ambiente á sua volta.
            Uma delas é a percepção do gradiente energético de uma pessoa ou ambiente. Há pessoas que sentem modificações psíquicas ou mesmo sensações fisiológicas na presença de alguma pessoa energetiamente positiva ou negativa, e que sentem serenidade ou repulsa por certos locais. Isto ocorre com a quase totalidade de nós; entretanto, a maioria deixa passar despercebida esta sensação, como se fosse impressão irreal.


            Além desta sensibilidade energética, os seres humanos possuem outras formas de identificar ou ao menos perceber frequencias vibratórias, o que se comprova pela enormidade de técnicas desenvolvidas nas mais diferentes civilizações ao logo do tempo. Entretanto, além dos processos conscientes, a oculta sabedoria multimilenar no nosso inconsciente, da qual emergiu o nosso pequeno foco de luz da mente consciente, possui um imensurável manacial de recursos ainda inexplorados.
            O relacionamento entre o consciente e o inconsciente é questão que tem desafiado os psicológos desde que esta divisão da psique começou a ser aceita nos meios científicos. Sabe-se que as imagens e pensamentos que estão fora da consciência o estão por alguma razão. Por isto, o acesso a este conteúdo há que se dar de maneira indireta, para não haver risco de distorção ou mesmo bloqueio das informações ali depositadas.
            O inconsciente tem papel importante na percepção de fenômenos psicobioenergéticos. A dificuldade, porém, está em acessar as suas informações sem que haja interpretações enviezadas. Por isto, os pesquisadores da realidade sutil desenvolveram técnicas destinadas a fazer com que o inconsciente se exprima sem possível interferência consciente. Assim, os testes de associação de idéias, o das manchas de Rorscach, as identificações de gestalt, as mandalas, mas também o uso de instrumentos de aferição como o pêndulo, tudo isto tem sido proposto como recurso para a sondagem da riqueza do inconsciente.

            A cromoterapia utiliza esta ferramenta, através da faculade radistésica, pela qual o inconsciente capta as emanações energéticas do objeto estudado – neste caso, os corpos sutis do cliente – e os exprime mediante técnicas apropriadas de uso do pêndulo, como se verá a seguir. 

Nenhum comentário: