O Chakra Cardíaco

              O chacra cardíaco está situado no centro do tórax, entre os dois mamilos e à altura destes. Está ligado primordialmente não a uma glândula, mas a um órgão sui generis, o coração, o qual possui um grande tecido muscular, mas não se restringe a ele, pois possui um imenso conjunto de terminais nervosos. Em todo caso, possui relação com o ritmo fundamental da vida, tanto pela pulsação do coração, quanto pela respiração dos pulmões, que também lhe estão associados.
            A cor fundamental do chacra cardíaco é o verde. Trata-se de uma cor derivada, entre o amarelo básico do chacra gástrico solar, e o azul do laríngeo. Isto talvez se relacione com a função de equilíbrio deste chacra, que deve reger o movimento de interiorização e exteriorização sentimentais, servindo de ponte entre a consciência exterior e á comunicação com o mundo (chacras superiores e laríngeo) e o instinto inconsciente e a vida animal e vegetativa (chacra gástrico e seguintes).
            O chacra cardíaco possui doze pétalas, o que mostra a tendência de o número de pétalas irem diminuindo à medida que se aproxima do chacra da base. Isto também parece sugerir que escutemos mais (laríngeo) antes de efetuarmos julgamentos ou decisões (emoções ou sentimentos).
            No campo fisiológico, ele rege o funcionamento cárdio-pulmonar, cujo oscilar ininterrupto perdura por toda a vida.
            Já no que se refere ao nível psíquico, este chacra rege as emoções superiores, ou seja, aquelas que decorrem justamente da reflexãão conscienciosa e de uma atitude livremente escolhida perante a vida. Para utilizar de uma distinção clássica na psicologia, ele cuida mais das emoções que dos sentimentos. É claro que o sistema cardio-respiratório também é responsável pela preparação do corpo diante de situações de perigo, de emoções inesperadas e arroubos que exigem rápida resposta. Porém, justamente a eventualidade destas situações mostra que sua tônica deve ser o sentimento harmonioso e equilibrado.
            Quanto ao âmbito parapsíquico, o chacra cardíaco é responsável pelas efusões de amor  puro e desinteressado, de imenso potencial curativo e regenerador, como também da capacidade de percepção da atmosfera emocional de um ambiente.

            

Nenhum comentário: