O Chakra do plexo solar ou epigástrico

          
O chacra do plexo solar está situado entre as costelas, na reentrância em cujo encaixe repousa o diafragma. Até a medicina ortodoxa utiliza esta denominação ao referir-se a esta região do corpo, o que se explica justamente pela cor amarelada deste chacra, cuja intensa luminosidade faz lembrar um pequeno disco solar, como se uma pequena versão do astro-rei fizesse morada nesta parte do corpo.
         
Este chacra possui igual número de pétalas ao do cardíaco. Isto revela algo que é mais do que uma analogia: é uma inter-relação profunda. Do mesmo modo que o verde se origina do amarelo, e o psiquismo se irradia a partir do fisiologismo, as emoções superiores se desenvolvem a partir das reações instintivas.
            
Fisiologicamente, este chacra atua sobre todo o sistema digestivo, repercutindo até em glândulas como o fígado, o pâncreas – embora estes também possuam chacras próprios.
            
Na esfera mental, este centro de força impulsiona as manifestações do instinto, as emoções violentas e passionais, as reações de defesa e ataque, ainda a caminho da plena lucidez da consciência. Mais uma vez, a natureza nos sugerir ponderar com parcimônia (coração) antes de agir concretamente (plexo solar). E isto explica por que a efusão do amor crístico, em homens como Gandhi, levaram justamente a uma conduta de não-violência: neles, o chacra cardíaco transmutou em emoções positivas os impulsos violentos do plexo solar. E é o próprio Gandhi quem diz: 'Quando um homem atinge a plenitude do amor(cardíaco), é capaz de neutralizar o ódio(solar) de milhões" (parênteses meus).
            
Por estar relacionado com a ação instintiva, este chacra está relacionado, ao nível parapsicológico, com a chamada 'ira dos justos', com as situações nas quais o ser humano, movido por justa indignação, toma atitudes inamovíveis e combate as injustiças com o mais fervoroso ardor, ainda que de modo não violento. Cite-se as atitudes de Jesus, Gandhi e outros. Pela mesma razão, talvez esteja relacionado com os ímpetos bravios de vingança.

Este chacra possui oito pétalas. Isto se explica pelo fato de ele estar relacionado a energias de natureza telúrica, com padrão vibratório de menor frequencia e maior amplitude. 

Ele é o chacra diretamente envolvido com o sistema intestinal, responsável tanto pela assimilação dos nutrientes essenciais, quanto pela excreção do residual digestivo inaproveitável. Eis aqui outra lição de bioenergética: só depois de ponderar (coração) e agir(plexo solar) é que podemos amealhar as consequências dos nossos atos e o fruto dos nossos trabalhos.
            
Porém, este chacra não está ligado somente à assimilação de elementos positivos e à eliminação de resíduos negativos. Ele também rege à exteriorização da maior criação positiva do ser humano: a gestação de outra vida. Ele rege o funcionamento harmonioso do útero, e contribui para que a mulher possa satisfatoriamente dar seu filho à luz.
            
Por isto, suas disfunções se relacionam não somente com problemas intestinais, mas também com situações relativas ao processo gestacional, até mesmo com dificuldades no parto. 

            
As disfunções no vórtice solar podem se manifestar como doenças digestivas, diabetes, problemas do diafragma, e outras afeções abdominais.

Nenhum comentário: