Faculdades psíquicas, inter-psíquicas, meta-psíquicas e inter-anímicas. Parte IV - Faculdades Metapsíquicas


            As faculdades meta-psíquicas são aquelas nas quais o potencial mental realiza atividades que requerem mais do que o suporte neurofisiológico do corpo físico. Portanto, são aquelas nas quais os corpos sutis se manifestam com mais intensidade, mas sem que haja necessariamente a participação de outras consciências.


            Intuição não é aquele vago pressentimento que as pessoas afirmam ter em ocasioes premonitórias, muito embora nestes casos, ela possa estar presente, ou mesmo já ter ocorrido. Também não é a captação de pensamentos, pois se o fosse estaria reduzida à percepção áurica ou à telepatia.
            A intuição pura é uma manifestação da superconsciência, do chamado Eu Superior. Ela consiste na captação de Idéias, de pensamentos abstratos, de realidades que transcendem o espaço-tempo como o conhecemos. É bem verdade que costumam se fazer acompanhar com percepções de pensamentos e conhecimentos concretos, e com antevisões de fatos, mas isto não é o mais importante. A intuição é a comunicação com a realidade mais profunda do indivíduo.


            A clarividência é a faculdade de identificar imagens provenientes dos planos dimensionais em que estão situados os corpos energéticos interiores do homem. Assim, ela se desdobra em níveis, conforme a pessoa seja capaz de percepções visuais do plano etérico, astral, mental-concreto, e assim por diante.


            Esta faculdade é semelhante à anterior, com a única diferença que se dirige a sensações acústicas. Por esta razão, também se desdobra em níveis distintos, conforme a acuidade do sensitivo e a faixa vibratória com a qual ele sintoniza.


            Todos os objetos, em maior ou menor grau, gaurdam registros da energias emocionais ou mentais dos acontecimentos importantes nos quais estiveram presentes. Como os sedimentos de uma rocha granítica, tais pacotes vibratórios se acumulam em estratos suessivos, de modo que revelam uma flecha do tempo em sua articulação regressiva.
            Existem indivíduos com capacidade de sintonizar com estes registros, visualizando os acontecimentos em retrospectiva, à medida que vão contactando as diferentes camadas vibratórias. A faculdade que permite tal sondagem chama-se psicometria.


            A radiestesia é a capacidade de detectar emanações de eflúvios energéticos de objetos que estão, de alguma maneira, ocultos. É, por exemplo, o dom com o qual muitos sertanejos auscultam os veios dágua no sertão rochoso.
            Os estudiosos afirmam que esta faculdade não pertence exclusivamente ao homem. Por exemplo, o chamado faro dos cães é uma aptidão radiestésica, com a qual eles percebem o regresso dos seus donos ao lar quase que no mesmo instante em que estes tomam a decisão de voltar. Mais detalhes serão vistos no capítulo seguintes.
           


            O rol das capacidades psíquicas do homem é imenso. Foge aos limites deste estudo fornecer uma lista pormenorizada. As menções aqui feitas se destinaram a indicar que a radiestesia, tão importante na cromoterapia, não é uma prática artificial, mas que repousa numa faculdade humana que pode e deve ser desenvolvida. 

Nenhum comentário: