O Chakra da base (ou Muladhara)

Básico 
             
O último grande chacra é o básico, nome decorrente do fato de situar-se na extremidade inferior da coluna vertebral, ou seja, na base da coluna.

Em sânscrito, tem o nome de Muladhara. 

Sua cor fundamental é o vermelho, a base do espectro visível da luz solar.
            
Este chacra possui apenas quatro pétalas, pois sua função é captar a energia bruta do magnetismo terrestre, e não as altas frequencias dos planos superiores. 

Diz-se que, nas pessoas comuns (não-iniciadas ou não-despertas espiritualmente), somente duas das quatro pétalas deste chakra estão ativadas. E é o único que está necessariamente desperto em todas as pessoas, independentemente do grau de consciência ou elevação. 

Por isto mesmo, basta excitá-lo ou superativá-lo que ele controlará os demais. É a razão pela qual fast foods, marcas de bebida, bandas de música e filmes sensuais buscarem provocar tal efeito no público (frequentemente com conhecimento de causa).

Ponto de origem de todo o sistema, é também o ponto de retorno, pois as demais atividades energéticas dependem da vitalidade básica, e a retroalimentam quando se desenrolam harmoniosamente.

            
Ele está ligado com as estruturas geradoras e sustentadoras do corpo físico. Por isto, ele influencia a atividade sexual procriadora, juntamente com o chakra genésico, mas também rege os sistemas muscular, circulatório e energético. 

Tem papel importante no bem-estar em geral, pois é o receptor imediato das forças telúricas, isto é, das energias que emanam do centro da Terra. 

Materializa-se no corpo físico nas glândulas supra-renais, razão pela qual interage fortemente com o sistema renal. Guarda intensa relação com o esqueleto e com os mecanismos de eliminação em geral (não só digestivo e urinário, mas também com o linfático). 

É altamente ressonante com a cor vermelha (na qual vibra), bem como com os sons materiais mais fortes, donde a música percussiva o excita notavelmente. Isto explica o porquê de tais músicas despertarem instintos agressivos e sexuais. 

Nele principia o despertar da Kundalini, do fogo serpentino. Não por acaso, aqueles que possuem tal chakra plenamente desperto gozam de imensa vitalidade física, capacidade de autodefesa psíquica, bem como vigor sexual (ainda que não sejam necessariamente apegados ao sexo). É uma das fontes da força dos praticantes de chi kung, incluindo aqueles que chegam ao estágio de dobrar barras de ferro contra o próprio corpo. 

Na Kaballah, está ligado à sephira Malkut (Terra, Plano Material), bem como ao caminho que a liga a Yesod (Lua, Plano Astral). 

Nenhum comentário: