Chakras Secundários Importantes


            Além dos sete chacras fundamentais – dentre os quais muitos incluem alguns aqui considerados secundários, como o genésico e o esplênico e exlucem o gástrico e o umbilical, os chacras secundários possuem papeis essenciais no equilíbrio psicobioenergético, razão pela  qual não podem ser desconsiderados pelos terapeutas holísticos, em especial pelo cromoterapeuta.


            O chacra esplênico é aquele que está situado sobre o baço. Ele possui seis pétalas, e está diretamente relacionado com o processo geral da vitalização do sangue. Possui cor em geral arroseada, e sua disfunção causa problemas do sangue, como leucemia, anemia, e problemas de esgotamento ou fraqueza crônicas, a nível muscular, fisiológico e mesmo ósseo,  como as artrites e reumatismos.


            Estes chacras secundários são de importância fundamental por estarem em conexão essencial com o centro de força que rege a área sexual. E cada um deles apresenta uma peculiaridade que os torna interessantes na terapia cromática.
            Os chacras das palmas das mãos são interessantes emissores de energia prânica, razão pela qual podem ser de grande auxílio ao cromoterapeuta, uma vez que, com o domínio das técnicas prânicas e com o conhecimento da atuação de cada faixa cromática sobre os chacras e partes do corpo, o terapeuta poderá complementar a emissão luminosa do aparelho de cromoterapia com a imposição das mãos, a qual enviará prana impregnado de vitalidade orgânica, por ter sido exsudado de um ser vivo (o terapeuta).
            Já as plantas dos pés poderão ser utiliados como indicadores do estado energético do chacra da área sexual, dispensando a auscultação radiestésica diretamente sobre a região genital, a qual, via de regra, gera certo desconforto para o cliente e até para o terapeuta.


            O chacra genésico é o centro de força da região sexual, recebendo este nome por causa  do poder gerador (gênesis), que está ligado ao sexo, enquanto fonte de criação de uma nova vida física para uma consciência.
            O vórtice genésico está relacionado com todo o aparelho reprodutor, suas gõnadas e glândulas, mas também com a parte inferior do corpo humano (pernas), e mesmo com algumas regiões do cérebro diretamente articuladas com esta região. Por isto, seu desequilíbrio acusará enfermidades nestas zonas do organismo.


            Outro chacra conhecido por seu nome oriental. O Meng Mei é o chacra dorsal da região umbilical, sendo da mesma coloração que o frontal, mas com diâmetro cerca de 1/3 menor. Está diretamente relacionado com os rins, e alguns órgãos mais recuados, tendo influência na circulação sanguinea, razão pela qual só deve receber cromoterapia com critério e por profissional já experiente. 


            Todos os chacras ditos principais, e não apenas o umbilical, possuem chacras correspondentes na região dorsal. Estes chacras possuem comprimentos ligeiramente menores que seus pares, mas atuam em complementação para as funções daqueles, embora possua também funções específicas, que devem ser melhor aprofundadas pelos estudiosos. Dentre estes chacras, destacam-se: dorsal do baço, larginge, gástrico, etc.



            Os plexos, por sua importante função senso-motora e neurotransmissora, também movimentam grandes fluxos de energia, razão pela qual neles também se formam chacras secundários. Assim, os plexos das axilas, dos quadris, dos seios, dos joelhos, entre outros, possuem seus próprios vórtices de energia, que vitalizam a região correspondente, mas que atuam em consonância com algum dos chacras principais. 

Nenhum comentário: