O Chakra Coronário

O chakra coronário

            O chakra coronário se situa no alto da cabeça (coronário significa exatamente isto: relativo à coroa). Ele é chamado, desde a antiguidade, de lótus de mil pétalas, expressão que se considerava metafórica, mas que depois se confirmou praticamente exata, uma vez que descobriram-se-lhe 960 pétalas. E o mais interessante, é que, em seu núcleo, foi descoberto um chacra menor, de 12 pétalas, que só se desenvolve plenamente quando a pessoa atinge considerável grau de espiritualidade.
            A cor fundamental associada ao coronário é o violeta. Esta é a razão pela qual algumas doutrinas esotéricas da chamada Nova Era recomendam a famosa 'meditação sobre a chama violeta', mas de maneira algo distorcida, como se a simples visualização substituísse o trabalho interior de aperfeiçoamento, do qual a luminosidade do chacra se expandirá, como reflexo. A este respeito, lembre-se à famosa observação de Carl Gustav Jung: "ninguém se ilumina imaginando figuras de luz, mas tornando a escuridão consciente".
            O chacra da coroa está ligado à glândula pineal, importante no equilíbrio psico-fisiológico do corpo humano, mas cuja atividade completa ainda constitui um mistério para a ciência. O grande filósofo René Descartas já havia sugerido, há quatrocentos anos, que ela seria a ligação entre o corpo e a alma. O tempo mostrou que ele estava praticamente correto. Em verdade, todo o corpo físico possui canais de ligação com a realidade interior psicobioenergética do ser humano. Entretanto, o chacra coronário efetua justamente a ligação com aquilo que os estudiosos denominam de 'Eu Superior', o núcleo consciencial subjacente à forma transitória da personalidade ou ego.
            Psiquicamente, este centro de força se relaciona com a espiritualidade, a atitude geral do homem para com a vida, sua ligação com o sagrado, e com a intuição superior. Já no tocante ao aspecto parapsicológico, ele está articulado com as chamadas experiências numinosas, nas quais a sensação de individualidade se amortece, crescendo a compreensão da unidade profunda com o cosmo universal, fenômeno que Freud denominou de sensação oceânica. Este é o motivo pelo qual os padres, inconscientemente, realizavam a tonsura, isto é, a raspagem do alto do couro cabeludo, forma de retirar todos os entraves ao pleno funcionamento deste chacra.
            A desarmonia no chacra coronário pode acarretar ineficência no funcionamento das partes mais avançadas do sistema nervoso central, sobretudo do cérebro, acarretando efeitos como a perda de memória, desequilíbrio psíquico, insegurança emocional e mesmo sintomas físicos como tontura.


Nenhum comentário: