As Noções de ética e moral
A palavra ética se
origina do grego ethos, que inicialmente designava a morada de uma família
ou de um grupo, ou seja, nomeava uma comunidade. Com o tempo, passou a designar
não ao grupo em si mesmo, mas aos costumes que o unificam e o distinguem dos
demais. Mais adiante, deixou de significar meramente os hábitos e práticas,
para qualificar positiva ou negativamente a conduta do homem em sociedade, no
seu relaciomento intersubjetivo.
A palavra moral
possui carga etimológica semelhante. Derivada do latim mos, mores,
denotou a princípio a morada, a casa, a terra, em seguida estendendo-se às
normas consuetudinárias vigentes naquela comunidade, e por fim, ao caráter das
ações praticadas pelo indivíduo perante seus semelhantes.
Ética e Moral são
dois termos cujas significações hoje em dia praticamente se confundem. Algumas
vezes se tentou estabelecer campos distintos de aplicação para os mesmos, mas
estas não prevaleceram.
Uma destas
propostas, oriunda do filósofo alemão Immanuel Kant, seria a de considerar como
moral tudo aquilo que fosse norma de comportamento de âmbito exclusivamente
privado, ou seja, afeito à relação do indivíduo consigo mesmo e com sua
família. Assim, seriam imorais o suicídio, violação da norma de respeito
consigo mesmo, mas também o incesto, infração da regra de respeito à família.
Em contrapartida, seria ético tudo o que se relacionasse ao comportamento do
sujeito na esfera pública, de modo que a lesão ao concorrente, à pátria, ao
vizinho, seriam consideradas anti-éticas. Esta significação, porém, não se
universalizou, pois podemos muito bem utilizar a denominação de moral subjetiva
e objetiva para estas duas esferas de comportamento, bem como qualificar de
ético tudo o que abranger todo este domínio.
Também não adianta
recorrer ao critério etimológico, pela simples razão de que, se o sentido original
da palavra é essencial, também o será a acepção atual da mesma, uma vez que as
transformações conceituais nela ocorridas tiveram a sua razão histórica de ser.
Assim, não serve qualificar de ético ou moral aquilo que é conforme aos
costumes sociais, pois os próprios costumes podem ser questionados em sua
imoralidade ou falta de ética, como a farra do boi e o jeitinho brasileiro.
Deste modo,
consideremos como ética a relação da ação humana com os valores fundamentais ao
ser humano, concepção que não fecha a questão, ao contrário, abre o diálogo
sobre quais são esses valores, e como eles podem ser realizados e defendidos
por cada indivíduo no contexto histórico-cultural em questão.
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