Destinava-se a ser uma introdução ao tratado Aristotélico das Categorias.
Contudo, concentrou-se sumamente em cinco conceitos fundamentais: Espécie, Gênero, Diferença, Propriedade, Acidente.
Tais conceitos não são Categorias, mas não são de menor importância na compreensão da Lógica e da Ontologia Aristotélicas.
Em Aristóteles, a essência de uma coisa é a sua Substância (ousía), categoria fundamental, em relação à qual todas se predicam. Ou seja, todas são, de algum, predicados da Substância.
Ela, no entanto, não se predica de nada. É absolutamente Sujeito (hypokeimenon).
Porém, analisando a Ousía, é possível dizer algo mais que o que é predicável através das categorias.
Se o que dizemos sobre a coisa capta a essência toda da coisa, tem-se a Espécie.
Se capta apenas uma parte da essência, esta parte pode ser comum a várias coisas, ou exclusiva daquela outra.
Se for comum a várias coisas, tem-se o Gênero.
Se for unicamente daquela coisa em meio ao Gênero, tem-se a Diferença.
Se o que dizemos não capta a essência da coisa, também temos duas possibilidades: ou ele capta algo necessário à coisa, e portanto derivado da essência. Ou capta algo contingente à coisa.
Se capta algo necessário, temos uma Propriedade.
Se capta algo contingente, tem-se um Acidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário