A Idéia de Justiça em Hegel, Cap 1 - Os momentos da Ciência da Lógica e o Devir do Pensar até Kant

2. A Ciência da Lógica apresenta três momentos: a Doutrina do Ser, a Doutrina da Essência e a Doutrina do Conceito.  Além de serem lógica e especutaltivamente sequenciais, elas exibem conceptualmente momentos do devir do Pensamento (Hegel dirá: do Espírito)..

2.1.  Se a doutrina do ser, que estuda a identidade imediata de ser e pensar, tem parâmetro nos clássicos gregos, a  doutrina da essência tem interlocutor em Kant, na reflexão que cinde.

2.2. A origem da filosofia kantiana é a aporia da metafísica confrontada com a positividade da ciência galileana.

2.3. Kant suscita metodicamente as questões da cultura: que posso conhecer, que devo fazer, que posso esperar?

2.4. A razão que dá o a priori na esfera do agir (Razão Prática) aparece como vontade, faculdade de o ser racional agir segundo princípios a priori que todos seguem ou deve seguir. Não precisa percorrer todos os seres, basta identificar os princípios do agir de qualquer seu humano.

2.5 E, na medida em que o agir humano é racional, a liberdade é fundamento da ação moral em Kant. A metafísica pode produzir as suas leis sem a sensibilidade; não mais ontológica, mas transcendental, interior, da liberdade.

2.6. O empirismo chega ao impasse ao negar a própria universalidade e necessidade do conhecimento, tanto no objeto quanto no pensar e afirmá-las como hábito do sujeito psicológico. Mas Kant está diante do fato das ciências; só lhes resta encontrá-las no pensar, já que o hábito é a repetição do contingente; e uma única experiência física fornece a exigência de universalidade e necessidade.


2.7. Cabe então buscar as determinações desse pensar no sujeito. Para Kant, tais determinações são as Categorias, as formas lógicas pelas quais o Entendimento pensa os fenômenos que a Sensibilidade lhe fornece.

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