Diferença e Repetição - Introdução - As Duas repetições conceptuais - o nu e o travestido


Na causalidade artística e natural, importa menos a simetria que há, mas o que falta, a possibilidade de haver mais no efeito que na causa. Esta falta é produtora, não negativa. Há repetição estática, no resultado da obram e dinâmica, na evolução do gesto; diferença externa de exemplares, e interna de momentos do processo.

Na dinâmica, já não há conceito representativo nem figura representada num espaço pré-existente, mas uma idéia e um puro dinamismo criador de espaço correspondente.




Mais do que distinguir sujeto e objeto, repetidor e repetido, dois tipos de repetição: exterior ao conceito, interior à Idéia; do mesmo e da diferença da apresentação; hipotética e categórica, estática e dinâmica, por falta no conceito ou excesso na Idéia, no efeito e na causa, extensiva e intensiva, ordinária e singular, horizontal e vertical, desenvolvida-explicada e envolvida-implicada, revolutiva e evolutiva, igualdade e diferença, simetria e negação, exatidão e autenticidade. 

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