O paradigma emergente
- As representações inacabadas da
modernidade
1. Princípio da comunidade e
racionalidade estético-expressiva.
2. Comunidade
2.1. Participação: cidadania e
democracia participativa. Exclusivamente política. Ausência de especializações
em outras esferas.
2.2. Solidariedade:
estado-providência
a) sociedade providencia:
solidariedade não especializada
3. Racionalidade
estético-expressiva.
3.1. Prazer: industrialização do
lazer, industria cultural e consumismo.
3.2. Autoria: iniciativa,
autonomia, criatividade, autoridade, autenticidade e originalidade.
a) sujeito individual. Fim da
antiga autoridade. Mas autonomia como desempenho de ações reguladas e
repetíveis.
b) autor: evasão do quotidiano,
criação de mundos.
3.21. Precariedade das duas
autonomias:
a) sujeito: risco de indistinguir
das condições de possibilidade (alienação)
b) autor: risco de se tornar
irrelevante separado das condições (marginalização).
3.22. Morte do autor.
Desconstrucionismo: filósofo ou crítico literário como novo autor.
3.3. Artefactualidade discursiva.
Obra. Cânone, prêmio. Qualidade e não verdade.
4. Inacabamento como potencialidade.
- do conhecimento-regulação ao
conhecimento-emancipação
1. Prudência: suspeita da
capacidade de ação e de previsão.
2. Não visão negativa, mas peso
maior ao conhecimento do negativo.
3. Da coragem do risco à coragem
de ter medo: a ousadia tecnológica como conservadorismo.
4. Solidariedade como conquista
sobre o colonialismo. Conhecimento do outro como sujeito.
5. Comunidade como campo
privilegiado para o conhecimento emancipatório.
5.1. Comunidade
desterritorializada: não mais local e imediato; Hic et nunc global e talvez
futuro.
A. Talvez seja este o sentido das
utopias. O hic et nunc que cria o futuro, que o traz para o agora, que dialta o
momento histórico, que habita a eternidade do princípio. e talvez por isso toda
verdadeira utopia é solidarista, ao passo que toda ideologia é egocêntrica.
6. Nova subjetividade: menos
identidade que reciprocidade.
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