- o sujeito e o objeto: todo
conhecimento é autoconhecimento
1. De nobis sibi silemus.
2. Sujeito e objeto: condição do
conhecimento e objeto do conhecimento.
2.1. Objeto: condições não
selecionadas.
3. Modificações na distância
sujeito-objeto
3.1. Antropologia; da distância
civilizada à observação participante
3.2. Sociologia: da proximidade
concidadã à distância quantitativa.
4. Regresso do sujeito
4.1. Ciência natural:
relatividade e quantismo.
4.2. Consumismo: objetos prenhes
de subjetividade. Personificação e clientelização dos objetos. Falsa
subjetivação: aumento da competência do objeto.
5. Conhecimento emancipatório
como autonhecimento
6. Conhecimento emancipatório
como criação.
- natureza e cultura: toda
natureza é cultura
1. Cultura: de artefado
intrometido na natureza à expressão da conversão da natureza em artefato total.
- uma ciência ocidental
capitalista
1. Seleção natural. História
natural do capitalismo ou história do capitalismo natural.
2. Circularidade natureza
cultura: ideologia liberal na formação do darwinismo, e uso do darwinismo para
justificação da seleção natural.
3. Primatologia como painel de
modos culturais diversos de intelecção da subjetividade humana.
I - uma crítica à ciência sexista
1. Androcentrismo: "se não há
competição, há fuga à competição na natureza. Não há cooperação.".
II - todas as ciências são ciências
sociais
1. Não há natureza humana. Toda
natureza é humana. A natureza é a segunda natureza da sociedade.
2. Xeque: orgânico e inorgânico,
vida e matéria inerte, humano e inumano, subjetivo e objetivo, observador e
observado, natural e artificial, espírito e matéria, natureza e cultura, pessoa
e animal.
2.1. Auto-organização,
metabolismo e auto-reprodução em sistemas pré-celulares de moléculas.
3. Além da mecânica quântica:
consciência não só no ato de conhecimento, mas no objeto.
3.1. Consciência ampla, de
bateson. Retorno ao panpsiquismo de Leibniz.
4. Haken, Prigogine:
comportamento social das partículas – dominação, revolução social, violência,
escravatura, democracia nuclear.
5. Biologia: telemorfismo,
autopoiese, auto-organização, potencialidade organizada, originalidade,
individualidade, historicidade.
5.1. Hipótese Gaia, Lovelock:
corpo como cooperativas de células.
5.2. Inversão de Durkheim: não
fatos sociais como coisas, mas fenômenos naturais como fenômenos sociais.
6. Aproximação das ciências
naturais às sociais, e aproximação destas às humanidades.
7. Dupla invasão nas humanidades
7.1. Preocupações mistificadoras:
esoterismo nefelibata e erudição balofa.
7.2. Esvazimento cientista:
história quantitativa, teoria pura do direito, estruturalismo
8. Ciência analógica: analogia
textual, lúdica, dramática e biográfica.
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