As Razões de Aristóteles 11 - Ciência apodítica: demonstração, ensino e didática

A ciência apodítica é aquela que procede por meio de demonstrações. Na demonstração, há um aspecto que nem sempre salta aos olhos: demonstrar é sempre mostrar algo alguém – nem que seja a si mesmo. Logo, se trata de um esclarecer, de um explicar, de modo que a arte da demonstração e, por tabela, as ciências que dela se ocupam e se servem, podem muito bem possuir inestimável valia no campo do ensino.

Quem demonstra mostra. Quem mostra faz com que passe a ver algo aquele que antes não o via. Ensinar é fazer com que se veja algo que antes não se via. Logo, ensinar é mostrar. E, portanto, quem demonstra ensina.

Essa demostração exemplificativa acima aponta para o caminho que a didática pode percorrer com base na demonstração. O mestre pode começar por axiomas, verdades reconhecidas pelo aluno, para fazer com que ele chegue a conclusões novas, a conhecimentos que ela não possuía.

Porém, a demonstração pode seguir a via da retrospecção. Escolhe-se um efeito ou consequência conhecido pelo aluno: por exemplo, o ficar gripado. Daí, apresenta-se o conjunto de premissas biológicas necessárias e suficientes para que aquela conclusão seja verdadeira.

Nesta perspectiva, ensinar pode ser mostrar conclusões a partir de premissas, e mostrar ao aluno premissas que ele não conhecia para conclusões que ele já partilhava com os outros.

Na via ordinária, é mais fácil começar pelas conclusões que pelos princípios: o ajudante de pedreiro sabe que deve colocar cal na massa; o mestre de obras sabe a quantidade e o motivo; o engenheiro sabe o que é a cal e porque ela faz o que faz.  


Nenhum comentário: