Viu-se,
no estudo anterior, como o colapso do tempo situado, da situação, articula a
união da serenidade vazia com a retenção temporal no tédio profundo. Viu-se que
o efeito mais radical deste processo é o desnudamento do ser-aí, em face da
retração do ente, do mundo, do tempo.
Esta
retração, contudo, não é desaparecimento: o ser-ai permanece temporalmente
constituído, mesmo na singularidade mais desconcertante do tédio profundo.
Trata-se, então, de compreender esta específica temporalidade.
Para
fazê-lo, Heidegger se proporá verificar o aspecto temporal dos dois momentos
constituintes do tédio profundo: sua específica serenidade vazia, e sua
peculiar retenção temporal.
Com
relação ao primeiro, Heidegger dirá que a recusa,
traço distintivo da serenidade vazia no tédio profundo, apresentará sua outra
face aqui: ela se mostrará como um banimento do ser-aí. Aquele que é recusado
por alguém (neste caso, o ente na totalidade), pode ser pensado como alguém que
não teve acesso a. Só que o Dasein
desde sempre já é no mundo, em meio ao ente na totalidade. A recusa aí não se
exibe, pois, como uma não-aceitação, como uma proibição de ingresso, mas como
uma recusa de permanecer lá, uma ordem de despejo, um banimento.
Se
é assim, o banimento é de quê, ou daonde? Resposta: na recusa, o ente na
totaldiade bane o Dasein do ‘horizonte uno e triplo do tempo’ Isto será
elucidado no próximo texto.
O
segundo momento do tédio profundo, como se viu, é uma retenção temporal que se
exibe como um impelir imperativo, que empurra o Dasein para junto do chamamento
possibilitador de seu ser-aí mais próprio. Temporalmente considerado, este
impelir assume, para Heidegger, a forma de um impelir para o instante, através do tempo que se
colapsa. Assunto para o segundo texto subsequente a este.
Por
ora, guarde-se isto: o tédio profundo, ao desnudar o ser-aí, abre-lhe a
possibilidade de uma compreensão e apropriação originárias do tempo, coisa que
os modos anteriores do tédio não o poderiam fazer, pois que se articulam na
busca ou na evasão do passatempo.
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